Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Chery Cielo » Estalo que incomoda - Chery Cielo

Estalo que incomoda - Chery Cielo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Estalo que incomoda - Chery Cielo em Dom Jun 18, 2017 2:33 pm

Jan Fessl Junior


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Um bom dia a todos do fórum......

Mais um problema facil de se resolver em nossos Cielos, porém um pouco "chato" para se fazer o diagnostico com precisão.

Meu Cielo é bem novo ainda, está com 19 mil km agora. Ando pouco com ele.

Bom, o sintoma era o seguinte: Carro parado, ao engatar a 1 marcha e sair, ou ao engatar a ré e sair ouve-se um "TLAC", barulho de metal com metal batendo. Este incomodo não tinha até uns meses atrás e para não acumular problemas já fui investigar. Procurei por semanas em diversos lugares a solução para isto e encontrei muitas afirmações que não vou dizer que não sejam reais, mas não me convenceram. Comecei do zero, erguendo o carro para olhar e tentar simular o problema. Detalhe: nem pensei em levar em mecanicos porque quando olham um carro entrando em oficina que nao seja VW, FORD, FIAT e GM já vem uma enxurrada de desculpas, como se eu estivesse levando uma espaçonave da NASA, sendo que é tudo a mesma coisa.

Simulação: por entender que o estalo aparece no momendo que temos um torque alto aplicado na roda, fiz o primeiro teste. Verifiquei com o capô aberto e fazendo o mesmo movimento para frente e para trás afim de constatar o quanto o motor se mexe no cofre. Constatei que ele se movimenta normalmente, mas o incansável "TLAC" continua lá. Detalhe: estrala mais para trás do que para frente.

Ergui o carro, apenas 1 lado, do motorista (sempre com calços nas rodas e toda devida segurança). Engatei a 1 marcha (poderia ser a ré também, uma relação reduzida). A roda livre começei a virar. Claro que como o cambio está engatado o movimento é curto. Bom, não adianta ir com muito carinho, tem que empurrar e puxar com vontade para simular o esforço na roda. Depois de algumas tentativas ouvi o "TLAC". Agora só bastava identificar exatamente de onde vem.

Após varias tentativas e com ajuda de outra pessoa acabei identificando: o barulho vem do coxim inferior traseiro do motor (M11-1001720).






Se olhar bem onde está fixado o coxim, vamos verificar que seu alojamento é bastante limitado.





Devido a esta "limitação" o metal do coxim "bate" no suporte da suspensão e provoca este "TLAC".

Fiz a substituição desta peça pagando R$140,00 por uma peça original. Segui o manual de manutenção da Chery.



Conclusão: Após a troca o problema acabou. Fiz varios testes e nao ocorreu mais os estalos. Porém cabe ressaltar algumas observações:

1- A peça retirada não tinha qualquer evidencia de rachaduras ou trincas na borracha. Com a peça em mãos não há como movimentar esta borracha pois a força aplicada é muito maior do que a gente consegue simular sem dispositivos adequados.

2- Tem alguns pontos que ainda precisa de explicação: A borracha venceu prazo de utilização, por isso tornou-se muito flexível; a borracha está mau dimensionada e satura muito rápido; alojamento muito pequeno onde qualquer movimento maior provoca este sintoma. Mas também podemos considerar que foi feito propositalmente para quando começar os estalos já ser o alerta para a troca.

Essas observações só serão descobertas com o passar dos kilometros ou dos anos. Pelo manual diz "12 meses ou 40 mil Km". Veremos......

Qualquer comentário estou a disposição.

Abraço a todos!!!

2 Re: Estalo que incomoda - Chery Cielo em Ter Jun 20, 2017 10:15 pm

Reinaldo


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Muito Obrigado, pelo comentários e fotos. Meu problema resolvido. vou trocar a peça também. Valeu Jan.

3 Re: Estalo que incomoda - Chery Cielo em Qui Set 07, 2017 7:14 pm

silvio. Pinheiro


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Meu carro também estava com esse estalos troquei o coxim inferior do suporte do motor tudo resolvido. A postagem acima foi importante para resolver o problema.

4 Re: Estalo que incomoda - Chery Cielo em Seg Set 11, 2017 11:11 am

guilhermeap18

avatar
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Meu carro faz o mesmo barulho , estou indo trocar amanha essa peça , pois no aguento mais esse barulho. Ótima explicação, esta de parabéns !!!!!

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum