Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Chery Celer » Aprenda a regular o freio de mão do tambor traseiro

Aprenda a regular o freio de mão do tambor traseiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Brunocampos1984

avatar
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Cansou de pedir para regular seu freio de mão na "revisão" da Chery e não ficou bom? Faça você mesmo.
Não é que eles não fazem, na verdade não sabem fazer! 76BC

Essa regulagem pode ser utilizada em outros veículos que utilizam o martelinho(pingente) como regulador "automático".
_____________________________________________________________________________________________

Atenção: Siga os passos, literalmente, passo a passo, senão o sistema vai falhar e seu freio ficará forçando o pistão do freio das rodas frontais e freará apenas com eles.

1 -  Solte o cabo do freio de mão de baixo do console plástico onde fica o porta copo, fixado pela alavanca através de uma porca.

2 - Retire as rodas traseiras e o Tambores, (Veja se o tambor e as Lonas estão em bom estado)

3 - Depois com um alicate e um martelo, jogue o martelinho de regulagem “automática” do freio de mão todo para CIMA (pois ele entrará em ação logo logo), É o único Vertical com uma Molinha esticada.

Essa foto abaixo é de um gol G4 - Se precisar trocas as lonas ou burrinho compre as do GOL G4 2010


4 -  Regule as lonas a ponto de ficarem Justas no tambor, mas não a ponto de travar as rodas, apenas fazendo um leve ruido de raspagem, se fazer o som em apenas uma parte da roda, está perfeito, deixe assim, feche o tambor.

5 - Agora vamos para a regulagem “automática”:

6 - Quando você puxa o freio de mão, as molas afastam as lonas para frear apenas na parte superior do tambor, mas quando você usa o freio de pé, o “burrinho” empurra todas as lonas para a lateral do tambor travando o carro.

7 - Dessa forma, fechado os tambores e com as rodas, lembrando que seu freio de mão está QUASE TOTALMENTE SOLTO embaixo do console, entre no carro e escolha quantos dentes do freio você quer que fique preso para frenar o carro, 2, 4 ou 7 dentes, eu recomendo 2, pois depois de regular ele vai para uns 4 dentes. (Se isso ocorrer, e o carro vai ficar com um Ótimo freio de Mão = Parabéns, você fez um excelente serviço)
Estará bem fácil de puxar a alavanca, então puxe lentamente contando os dentes, conte dois, no exemplo.

8 - Agora que regulou a quantia de dentes que você quer, ligue seu carro e aperte o freio de pé com força até o final algumas vezes, (para o Servo Freio fazer todo sistema de óleo pressionar por igual o sistema e a regulagem "automática" em todas as rodas), 10 vezes por exemplo, para o regulador e as lonas se ajustarem exatamente onde precisam estar ajustadas... Não mexa na quantia de dentes do Sistema de freio, você já regulou os 2 que gostaria.


9 - Pronto: Seu freio está regulado, sua lona não travará a roda enquanto você não puxar o freio, mas ela estará bem próxima para ser ativada quando necessário, seus rolamentos não esquentarão por regulagem errada e, caso não esteja freando da forma correta, refaça o serviço analisando cada aspecto que você está fazendo.

Obs: Ao fazer esse procedimento, lembre-se de analisar o estado do “burrinho”

Guima


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Excelente artigo! Obrigado por compartilhar

soulsurferfloripa

avatar
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Legal, mas devo ser privilegiado porque aqui em Florianópolis em todas as revisões eles fazem essa regulagem inclusive sem eu pedir.

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum