Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Chery Celer » Militec-1 no Motor Acteco 1.5

Militec-1 no Motor Acteco 1.5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Militec-1 no Motor Acteco 1.5 em Qui Ago 18, 2016 4:48 pm

julianasr

avatar
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Boa tarde a todos.

Alguém já usou Militec-1 no motor do Celer?

O produto é muito bom, mas li que a aplicação pode trazer problemas em alguns casos excepcionais.
Um deles, segundo um relato no link a seguir, é que pode haver uma reacão química corrosiva em borrachas e ligas de alumínio (caso do motor Acteco).

Militec-1 Honda Fit

Sei de um caso de uso do Militec-1 num motor antigo (CHT), onde o motorista fez uma viagem de mais de 800Km com pouco óleo (somente quando chegou ao destino, percebeu havia pouco mais de 1L de óleo) e até hoje,  o motor continua em perfeitas condições.

Caso alguém já tenha usado, quais as impressões? Percebeu alguma diferença no consumo, na partida a frio, no rendimento de maneira geral?

https://www.linkedin.com/in/julianasr

2 Re: Militec-1 no Motor Acteco 1.5 em Sex Ago 19, 2016 12:57 pm

Gu

avatar
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Boa tarde,
Olha, pelo que li no post do proprietário do fit, acho pouco provável que tenha sido o aditivo, teria que avaliar o histórico do veículo também, também vejo relatos positivos do uso do aditivo em carros antigos, mas sei lá, vai muito do uso do carro. No meu celer eu observo que ele baixa muito pouco óleo e a chery recomenda a troca a cada 5000km em caso de uso severo. É sempre um risco a utilização desses aditivos sem a recomendação do fabricante, até porque o custo com retífica de motor é alto e talvez a autonomia do motor não compense o risco. Mas tenho curiosidade também em saber se algum proprietário do celer utiliza o aditivo (pouca gente tem participado dos fóruns aqui ultimamente).

3 Re: Militec-1 no Motor Acteco 1.5 em Sex Ago 19, 2016 10:39 pm

Brunocampos1984

avatar
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Boa noite,

Uso no meu Celer e notei que as partidas a frio ficaram menos ruídosas e o motor gira mais suave em todas as partidas.
O motor vibra menos e gera menos ruído.

apliquei 10ml no reservatório da direção hidráulica, ficou um pouco mais suave as manobras com o carro parado e percebi que sumiu o ruído clássico quando esterçava o volante.

Não tenho do que reclamar do Militec, só me trouxe benefícios

4 Re: Militec-1 no Motor Acteco 1.5 em Seg Ago 22, 2016 12:16 pm

sao150326

avatar
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Olá @julianasr,
Eu francamente não acredito na história do Honda Fit, acho balela, quilômetros demais.
Sobre o Militec-1, até onde vai meu parco conhecimento de engenheiro, o fato de ter sido aprovado no teste da máquina TIMKEN (ou Four Balls), comprova que é um aditivo E.P. (para Extrema pressão) e portanto não seria o aditivo adequado para proteger o motor de um automóvel.
Aditivos E.P. são indicados para, por exemplo, caixas de engrenagens, e outros equipamentos em que haja atrito entre peças e a superficie de contato seja pequena, como por exemplo atrito entre engrenagens com dentes helicoidais, armas de fogo, atrito por rodadura e mecanismos desse tipo.


O produto é muito bom, mas li que a aplicação pode trazer problemas em alguns casos excepcionais...
Já sabe o que diz a lei de Murphy : “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”.


... pode haver uma reação química corrosiva em borrachas e ligas de alumínio (caso do motor Acteco).
Isso pode ser devido ao tipo de óleo lubrificante que é utilizado pelo motor (Mineral, Semi Sintético, Sintético, etc). Por outra parte, não somente o ACTECO, mais fatalmente TODOS os motores modernos possuem um alto número de peças de Alumínio e Borracha, portanto isso pode ocorrer em qualquer motor.

Se é para proteger mesmo o motor, eu sou mais da ideia de usar Molykote-A2 - a base de Bissulfeto de Molibdênio -, que é compatível com qualquer tipo de óleo e que é um produto que está no mercado há pelo menos 45 anos e que comprovadamente nunca deu nenhum problema ( nem "em casos excepcionais").
E é bom lembrar: o Molykote-A2 se utiliza em carros de corrida até hoje.

Agora, cá entre nós, os motores modernos desde que observados e respeitados os prazos de troca de óleos, filtros e outros fluídos, duram mais de 250.000 Km sem necessidade de reparos. Logo, sinceramente não vejo necessidade nenhuma de colocar qualquer aditivo no óleo.



[]´s Edu

5 Re: Militec-1 no Motor Acteco 1.5 em Seg Ago 22, 2016 4:42 pm

Brunocampos1984

avatar
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Molykote-A2 é tão bom que deixa o óleo todo preto, é aplicar e o óleo ficar com a aparência que já rodou muito ou está contaminado.

6 Re: Militec-1 no Motor Acteco 1.5 em Seg Ago 22, 2016 4:53 pm

sao150326

avatar
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Olá @Brunocampos1984,
Shocked  Desculpe, não entendi. Então segundo seu critério as gasolinas deveriam ter todas a mesma cor..... é isso mesmo ?
Ainda lembro da falta de Alcool na década de 80 e 90, quando se importou Metanol dos USA pra misturar com o
Etanol. O Metanol era vermelho....
A cor não tem nada a ver, o que conta é a quilometragem rodada e/ou o tempo que faz desde a última troca de óleo.
O fato do Militec ser transparente não quer dizer nada,



[]´s Edu

7 Re: Militec-1 no Motor Acteco 1.5 em Ter Ago 23, 2016 5:47 pm

Brunocampos1984

avatar
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Não utilizo um produto que vai deixar o óleo do meu veículo todo encardido, realmente a cor não tem nada a ver. Porém EU  huhu  não uso e não recomendo esse produto.

Estamos tratando nesse tópico sobre aditivos e condicionadores de metais que utilizam o óleo do motor como veículo para aderir ao metal e etc... e não sobre gasolina e suas cores.



positivo

8 Re: Militec-1 no Motor Acteco 1.5 em Ter Ago 23, 2016 11:27 pm

Screamer

avatar
Motor Acteco 1.3
Motor Acteco 1.3
Também estou com o Edu, Militec é para armas de fogo...
Quer melhorar partida a frio do seu motor? Em vez de usar o óleo 15w40 SL recomendado pela Chery, use um 5w40 SN 100% sintético.

http://vaultbr.com.br/

9 Re: Militec-1 no Motor Acteco 1.5 em Ter Set 06, 2016 8:57 am

xerasco

avatar
Proprietário Celer
Proprietário Celer
Segundo novas atualizações do site da Chery, o óleo utilizado agora nos ACTECO é sintético (troca a cada 10.000 km). Tá lá no site! Li semana passada isso:

Substituição de óleo e filtro de óleo na rede de concessionárias Chery:

o novo intervalo para substituição do óleo do motor em condições normais de uso será de 10.000 km ou 12 meses. em caso de utilização do veículo em condições severas, recomenda-se a substituição do óleo do motor a cada 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro
.


Liguei para o SAC da Chery Brasil e a atendente me confirmou que a troca de óleo e filtro de óleo foi atualizada para 10.000 KMs. O óleo dos ACTECO é lo semi-sintético, que dura até 10.000 KM, embora seja recomendada sua troca a cada 8.000 KMs em usos mais severos.

Quando tirei meu Celer da CSS, ano passado, encostei num posto de gasolina ao lado da CSS e, enquanto abastecia (eles sempre entregam o carro na reserva), tacava uma garrafinha de Militec no motor. Uso Militec há anos. Em veículos velhos e novos. Nunca tive problema. Benefícios notados foram menor ruído no motor, melhor giro (RPM parece subir mais rápido) e um consumo levemente melhor. No Celer, o melhor consumo que consegui, em cidade, sem ar ligado, foi de 14 KM/l com pé no alto. Pior consumo em cidade, com ar ligado, engarrafamento e pé um pouco mais pesado, foi de 11 KM/l (sempre com gasolixo). Consumo de muito carro 1.0 por aí. Não sei se todos os Celer fazem esse consumo, mas eu acho que essas medidas tem relação com o uso do Militec.
Antes do Celer eu tinha um Fiesta 1.0 que sempre usei Militec. Era notório quando eu utilizava esse produto no Zetec Rocam (que possui corrente ao invés de correia dentada). O ruído do motor diminuía bastante e o motor rodava mais solto.

10 Re: Militec-1 no Motor Acteco 1.5 em Qui Set 22, 2016 8:30 am

julianasr

avatar
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Que bom que o tópico está sendo bem esclarecedor.
Pelo que entendi, o Militec não se mistura nem muda as propriedades do óleo, usando o mesmo para aderir à superfície das peças.
Já o Molykote, se mistura ao óleo - corrijam-me se estiver errada -  melhorando a fluidez do mesmo porém mantendo as propriedades de viscosidade, lubrificação, etc.
Neste caso, em uma hipotética falta de óleo no motor, o Militec não seria uma melhor opção de proteção?
Sobre a frequência da troca de óleo, faço sempre a cada 5.000Km. Não confio muito nessas recomendações superestimadas dos fabricantes, afinal quando o carro chegar a 100.000Km provavelmente já estará fora da garantia.

https://www.linkedin.com/in/julianasr

11 Militec em tudo em Sab Out 22, 2016 9:10 pm

Frederico A Campos


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8
Olá, coloquei Militec no motor, no óleo de direção hidráulica, na caixa e no ar condicionado. O carro fica mais ecnônimo, fácil de ligar, engates melhoram muito !!!!! Militec é fundamental, coloco em todos os meus carros!!! Tenho carros mais caros e gosto muito do Celer pelo custo x benefício. Tem problemas mas pelo preço, não podemos exigir um carro perfeito. As carroças nacionais caras tbm são cheias de problemas!!!

12 Re: Militec-1 no Motor Acteco 1.5 em Dom Out 23, 2016 9:53 am

xerasco

avatar
Proprietário Celer
Proprietário Celer
Militec no ar condicionado não rolou. Coloquei aqui e deu pau no compressor. Vc sabe me dizer quantos ML foi colocado no sistema do ar condicionado?

13 Re: Militec-1 no Motor Acteco 1.5 em Qua Out 26, 2016 11:25 am

lipe

avatar
Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1
A diferença entre o militec e o molicote está nas propriedades de cada um militec é um lubrificante que adere nos pontos de atrito, e o molicote tem micro esferas que dão polimento nos pontos de atrito retirando a imperfeição microscópica da superfície, isso justifica a "sujeira" do óleo, ele realmente fica mais escuro. Para motores mais modernos prefiro o militec e para motores mais antigos o molicote

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum