Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Área Livre » Quanto tempo você deve esperar para dirigir depois de beber?

Quanto tempo você deve esperar para dirigir depois de beber?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Overdrive

avatar
Administrador
Administrador
Saiba quanto tempo você deve esperar para dirigir depois de ingerir bebida alcoólica



No final do ano passado, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que aumenta o rigor na fiscalização da ‘Lei Seca’. A nova medida endureceu as penas aplicadas ao motorista que dirigir alcoolizado e manteve qualificado como crime dirigir com mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue. No entanto, muitas vezes fica a dúvida: quanto tempo depois de beber o motorista pode dirigir sem infringir a lei e, principalmente, com segurança?

O médico Ronaldo Laranjeira, professor titular de psiquiatria e dependência química da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que há um conceito fixo na medicina que afirma que o organismo se livra do equivalente a uma dose de álcool por hora. "Uma dose pode ser uma taça de vinho ou chope, ou ainda um daqueles copos bem pequenos de destilado, que o fígado levará cerca de uma hora para metabolizar o álcool no corpo humano", explica.

Sendo assim, se uma pessoa de aproximadamente setenta quilos ingeriu três copos de chope, por exemplo, ela terá de esperar três horas para dirigir. Caso tenha tomado dez taças de vinho, serão necessárias dez horas para que o organismo esteja livre dos efeitos do álcool.

Mas o médico esclarece que os efeitos do álcool variam de acordo com cada pessoa e com uma série de fatores: "Se o indivíduo bebe com o estômago vazio, os efeitos do álcool pelo corpo podem aparecer mais rápido, assim como o corpo feminino demora mais para metabolizar o álcool". Por isso, a Polícia Rodoviária Federal recomenda que se espere pelo menos 12 horas antes de dirigir após a ingestão de álcool.


Para acessar a calculadora: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Uma dica importante de Ronaldo Laranjeira é controlar a quantidade de álcool ingerida. Por exemplo, se alguém ficar duas horas na casa de uma pessoa jantando e, durante esse período, consumir apenas duas taças de vinho ou dois copos de chope, provavelmente estará pronto para dirigir pouco depois da refeição, pois cada copo de bebida foi consumido ao longo de uma hora, tempo necessário para o organismo metabolizar o álcool.

Não existe nada que se possa fazer para acelerar o processo do metabolismo do álcool no corpo, a despeito de algumas crenças como ingerir café, aspirina, tomar banho gelado ou comer enquanto se bebe. "Nada acelera este limite de uma hora por dose. Se você der um banho gelado em uma pessoa bêbada, você terá um bêbado limpo, mas não vai acelerar a recuperação do sujeito".

Fonte: BOL, em São Paulo [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

.

mcprofessor38

avatar
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery
Agora com tolerância zero... nem isso vai ajudar...


_______________________________
EX-CIELO SEDAN PRATA 11/11
MCProfessor yesgood

outcast


Banido
Banido
Se comer um chocolate ou um bombom de Licor irar iterfirir vai dar no bafometro acima de 0.00 eu vi isso em uma pesquisa que fizeram.

Campini


Proprietário QQ
Proprietário QQ
Eu detesto essas leis extremistas, que vem só para ferrar uma meia-dúzia e deixar tudo como está - porque na pratica seria impossível fiscalizar todos os motoristas o tempo todo e uma multa de quase 2 mil uma indução à propina irresistivel para o guarda e para quem tem que paga-la.

Então medem a minha dosagem e encontram 0,03 bom isso já me sujeita a pagar 1950 de milta e ficar 1 ano sem CNH, cê acha que não vou oferecer uns 2 paus pra deixarem isso barato? Cê acha que os guardas mal pagos não vão aceitar???? Ora se não for possível apagar a memória do etilômetro são capazes de deixa-lo cair logo à frente das rodas de uma carreta carregada em movimento para que fique bem esmigalhado.

Além disso já inventaram algo para aferir se os motoristas falaram no celular durante a viagem? Sim porque quase 48% dos acidentes, segundo pesquisas dos EUA, acontecem não por causa do álcool mas sim porque o condutor se distraiu ao falar ao celular - Mas ao que eu saiba ainda não há multas de 2 mil por falar ao celular ao volante.
Essa lei seca é o que se poderia esperar de um presidente amante da cachaça.

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum